A amamentação é um dos momentos mais importantes da vida de uma mãe e seu bebê. É uma oportunidade única para fortalecer o vínculo entre vocês e fornecer os nutrientes essenciais para o crescimento do pequeno. Para as mulheres que têm próteses de silicone, pode surgir a dúvida: será que as próteses vão afetar a amamentação? Vamos conversar sobre isso de forma simples e direta para esclarecer as principais questões.
As próteses de silicone podem ser colocadas de duas maneiras:
Abaixo do músculo (submuscular): Quando o implante fica abaixo do músculo peitoral, ele interfere menos nas glândulas mamárias e nos ductos lactíferos. Isso, na prática, facilita a amamentação.
Acima do músculo (subglandular): Se o implante for colocado acima do músculo, ele pode comprimir um pouco os ductos mamários, o que pode dificultar a produção de leite. No entanto, muitas mulheres conseguem amamentar normalmente, mesmo com essa posição.
De qualquer forma, a maioria das mulheres com próteses de silicone amamenta com sucesso, independentemente da posição do implante.
A boa notícia é que, em geral, a cirurgia para colocar próteses de silicone (mamoplastia de aumento) não interfere na sua capacidade de amamentar, desde que os ductos lactíferos não tenham sido prejudicados. Alguns fatores a considerar:
Técnica de incisão: Se a incisão for feita ao redor da aréola (periareolar), pode haver um risco um pouco maior de afetar os nervos responsáveis pela produção de leite e pela ligação dos ductos. Mas, para a maioria das mulheres, isso não compromete gravemente a amamentação. Se a cirurgia for realizada com uma cicatriz na parte debaixo da mama (no sulco da mama) não costuma a afetar a capacidade de amamentação, pois a glândula mamária não sobre lesão.
Em caso de cirurgias de mastopexia com próteses (cirurgia de tratamento da flacidez e queda das mamas) que resultam em cicatrizes em torno da aréola, a cicatriz pode ser em forma de T invertido ou em L, existindo assim um risco maior de afetar a capacidade de amamentar.
Se você tem próteses de silicone, pode amamentar com tranquilidade. O silicone é completamente isolado dentro de uma cápsula que envolve o implante, o que significa que não há risco de o silicone passar para o leite materno. Não existem evidências científicas que sugiram que amamentar com próteses de silicone represente qualquer perigo para a saúde do bebê.
Paciência e prática: Amamentar pode exigir um período de adaptação, especialmente no começo. Mas com paciência, você vai se acostumar a essa nova rotina.
Experimente diferentes posições: Encontre a posição que seja mais confortável tanto para você quanto para o seu bebê. Às vezes, pequenos ajustes podem fazer toda a diferença.
Peça ajuda se necessário: Se sentir que está tendo dificuldades, não hesite em procurar apoio de profissionais de saúde, como um pediatra ou consultora de amamentação. Eles podem te ajudar a encontrar soluções práticas.
Se você está pensando em colocar próteses de silicone e se preocupa com a amamentação no futuro, saiba que a maioria das mulheres com implantes consegue amamentar sem grandes problemas. É importante, no entanto, estar atenta às suas condições individuais e procurar ajuda médica se necessário. Com as orientações corretas e um pouco de paciência, você pode conciliar a amamentação com a presença de próteses de silicone de forma segura e satisfatória para você e para o seu bebê.